Fundo do Poço ou Além Dele?
Quem vê um mendigo sentado na calçada logo diz: "Deplorável esta situação..." E, inevitavelmente, associa a cena ao fundo de um poço. Isso porque a realidade ali vivida é marcada por inércia, quedas, tropeços algo que inspira socorro.
Da mesma forma, quando observamos um viciado em drogas, um alcoólatra ou alguém em estágio terminal de uma doença, nossa limitação humana nos faz recordar a imagem do fundo de um poço.
Atribuímos essa metáfora àqueles que, por si próprios, parecem incapazes de se livrar de circunstâncias tão degradantes.
Mas será que podemos estender essa comparação para alguém que foi preso e condenado pela justiça?
Pensemos: antes da prisão, a pessoa em questão pode ter sido um dependente químico, um alcoólatra, um mendigo ou até alguém que passou pela falência social. O que vemos, então? Um deprimido, um rejeitado pela sociedade, um escravizado pelo vício, um desfavorecido financeiramente, um fracassado que perdeu tudo — um coitado!
Do ponto de vista geral, o que a maioria diria de alguém assim?
"Eis aí alguém no fundo do poço!"
Mas ele não permaneceu ali. E tampouco recebeu socorro daquela realidade para outra melhor. Pelo contrário, foi preso, pois, em seu desespero ou despreparo, infringiu a lei.
E agora? Podemos dizer que ele está no fundo do poço? Ou será que foi além dele, caindo em uma extensão ainda mais profunda de sua miséria? Por mais incrível que pareça, a situação pode piorar...
Ainda assim, há algo que ele possui. Algo que talvez não soubesse, até então, que era de real valor: sua integridade física, moral e vital.
Esses são seus únicos bens de valor agora. Coisas pelas quais vale a pena lutar com todas as forças para preservar.
"Quem é como o Senhor, nosso Deus, que tem o seu trono nas alturas, mas se inclina para ver o que há no céu e na terra? Ele livra da humilhação os pobres e tira da miséria os necessitados; faz com que sejam companheiros de governantes, dos governantes do seu povo."
(Salmos 113:5-8)
Que essa verdade inspire fé e esperança mesmo nos momentos mais sombrios!
A paz missionário Romualdo sem querer encontrei seu blog, E já estou seguindo,Será um prazer ter o Irmão conosco também. É só o Irmão ver seus Seguidores a minha foto Está lá é só cricar que abre o meu blog: "E muito bom quero que o Irmão conheça os dois que eu tenho. O Senhor lhe abenções cada dia mas o seu ministério!!
ResponderExcluir"Que bom seja bem vinda minha irmã... e estarei sim visualizando e seguindo seu Blog A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO"
Excluirvocê pode me seguir aqui https://www.facebook.com/groups/985955201493727/
Excluir